N1 Studio logo

Como é produzido uma música?

Você já se perguntou como é produzido uma música? Conheça, de forma resumida, o processo criativo, artístico e técnico que a música passa até chegar ao seu fone de ouvido.

Composição

É o processo de criação da canção, que envolve a escrita da letra e a sequência de notas correspondentes à melodia.

Arranjo

Com a letra e melodia prontas, é hora de “montar a canção” definindo quais instrumentos serão tocados e o momento em que cada um será executado. Ritmo da bateria; introdução de piano; solo de guitarra… Tudo é definido nesta etapa.

Gravação

Hora de ir pro estúdio registrar. Neste momento busca-se a perfeição na execução. Grava-se várias e várias vezes até ficar tudo muito bem tocado e bem cantado.

Edição

Aqui é onde acontece a magia do estúdio, que permite aquele cantor desafinado ter uma voz maravilhosa.
São selecionados os melhores takes, a voz é afinada, os instrumentos são colocados no tempo, etc.

Mixagem

Processo artístico e técnico de misturar todos os instrumentos gravados e equilibrá-los em timbre e volume de forma que estes vários sons possam ser ouvidos de forma harmoniosa juntos.

Masterização

Último ajuste para que a música seja bem reproduzida em qualquer sistema de som: Na TV, celular, fones de ouvido, caixas de som e etc.

Lançamento

Hora de resolver burocracias relacionadas aos direitos autorais, e a música está pronta para tocar no rádio, tv e plataformas de streaming.

Curtiu? Deixe o seu comentário.
Para mais conteúdos como este, siga-nos e compartilhe com os seus amigos.
Para produzir a sua música, solicite um orçamento.

Deixe um comentário

Posso ajudar?